O Dia Internacional do Ócio

 clip_image001[3]

Caro Viajante, comecemos este dia jubiloso, no ócio criativo - que dá uma mão de obra que nem vou comentar, neste dia específico - citando as Sagradas Escrituras:

E assim foram acabados os céus, a terra e todo seu exército, e D_us terminou no 7º dia toda a obra que fez e cessou de fazê-la no 7º dia. E D_us abençoou o 7º dia e santificou-o, porque nele cessou toda Sua obra, que D_us criara para fazer.Gên 2, 1-3

Se fossemos exercer um bocadinho mais do ócio criativo: Aquele que inventou durante seis dias o trabalho e o praticou tão oniscientemente, que no 7º dia onipotentemente, lançou sem-saber-sabendo o 1º de maio. Que os ossos de Moe, Larry e Curly, Marx, Lênin e Stalin se revirem a vontade, mediante tão crua e herética verdade sendo proferida neste dia em questão, ora pois.

Poderia dispersar discorrer mais sobre o ócio criativo divino e suas convergências vã-político-filosóficas, mas graças a D_us entendo que temos na síntese do 1º de maio o princípio do mundo criacionista, não? Nas mesmas Sagradas Escrituras, temos mais a frente algo que nos agrava e consome na perpétua queda do paraíso:

E ao homem disse: ”Porque escutaste a voz de tua mulher e comeste da árvore da qual te ordenei, dizendo, dela não comerás – maldita é a terra por tua causa! Com fadiga comerás dela todos os dias de tua vida. E espinho e abrolho produzirá para ti e comerás a erva do campo. Com o suor de teu rosto comerás pão, até voltares para a terra – pois dela foste tomado – pois tu és pó e ao pó hás de retornar. Gên 3,17-19

Curioso que este dia em que se comemora o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador seja feriado em boa parte do mundo capitalista e democrático (?) como também foi no comunista/socialista. Eu nunca entendi bem essa parte e nem sei ao certo porque forças que foram antagonistas durante algum tempo da história mais recente, se utilizaram da propaganda política do 1º de maio. Mas hoje não vou recorrer a Saint Google para saber o porque.

Sendo este um sabbath, teria ainda mais uma boa desculpa para não trabalhar! Fossem estes motivos democráticos ou socialistas dos antigos 1º, 2º ou 3º mundos. De um bloco exaltando sua pseudo-força armamentista em praça pública “via satélite” em nosso noticioso das 8 da noite. Ou de outro com desfiles embandeirados em aglomerações da massa que passa nos projetos do futuro. É duro tanto ter que trabalhar e dar muito mais do que receber... 


Hoje, com a globalização, os termos “1º, 2º e 3º mundo” estão em deprecated (HTML=desuso). Que seja então. Tanto nos países desenvolvidos, subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, é Dia do Trabalho como é Dia de Trabalho. Observe num exemplo mais próximo: a Dona de Casa. Que no geral é esposa, mãe e empacotadeira nas Casas Bahia (Ave César, Chico!) nas horas vagas, mas jamais ociosas.

EUREKA! Viajante: desvelado me foi neste fulminante momento o porque do 1º de maio ser o 7º dia ou vice versa: o que comercialmente se comemora no 2º domingo de maio? Ela a rainha (?) do lar: o Dia das Mães! E lá estaremos (alguns) do meio taromântico enaltecendo aqui cada qual em seus respectivos blogs, a Imperatriz ou alguma das Emblemáticas Madames da Realeza dentre os Arcanos Menores. Será que este discurso se concretizaria? Que o céu seja testemunha!

Voltando à vaca fria. Espertos estes marketeiros capitalistas, né não? O provedor, Arcano IIII, que nos habita começaria o mês de maio descansando, para no 2º domingo festejar sua santa progenitora. Caso este ainda não seja casado também, pois se for, tem o gasto multiplicado pelo número de pimpolhos que “frutificou sobre a terra” via seu amado Arcano III de estimação/plantão. Convenhamos a certo modo: fazer filho é um trabalho que depois dá mais trabalho. Mas não é esse o melhor exemplo do "bom" do ócio criativo? Feliz dia das mães caros pais&filhos!

... e assim se passaram 7 dias para concluir e publicar este artigo.

Comentários

  1. Genial,irônico e sagaz,grande Arierom! Ri demais e concordo totalmente... O dia do trabalho são mesmo os restantes 365,e que remexam sob nós, os ossos dos 3 patetas!

    ResponderExcluir
  2. Radi,
    "...e faça do teu trabalho uma brincadeira, e das tuas brincadeiras um trabalho"... e viva o 1º de Maio todos os dias da vida!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Viajante,

sugestões e críticas são bem-vindas.
Concorde ou discorde, jamais ofenda.
Leia antes nossa Política de Comentários.

Não realizamos: interpretações de jogos, combinações de cartas e atendimentos.

Deixe registrado aqui o seu melhor!

Ahlan wa Sahlan!!