O Ser Amigo


Amigo é ser você no outro. Espelho, sombra, luz, chuva, sol, lua, estrela, ventania e brisa... Amigo é se encontrar no outro quando você já não se acha. E amigo não acha nada: é certeza! 

Amizade não depende de tempo ou espaço, cor de pele ou cabelo, opção sexual, política partidária ou preferência futebolística. Nem credo, sexo, idade, status social, de lembrar ou não do seu aniversário... Ou de lhe mandar um cartão no natal. 
 
Depende apenas do Ser Amigo. E ter sua cumplicidade não significa ser assim na impunidade da vista grossa, pois este não te julga e sim avalia o seu aprendizado, tanto te faz crescer como cresce com tuas experiências. Mas te chama à atenção sobre seu comportamento mesmo concordando com seus motivos e justificativas, lamenta a você que poderia ser doutro jeito. É um silêncio que te ouve, um abraço que se estende antes ou depois do tombo. A mão que também tateia pela sua, na escuridão. 
 
Ele não pede, doa! Oferece e recebe sincero e sem cerimônia tudo que for oferecido por sua mesa, reparte e consome o pouco que compartilhar de pão das horas amargas e não se fartará do regozijo festivo de sua abundância nos dias melhores em que sua taça transbordará. 
 
Amigo é aquele que nas tempestades, mesmo não podendo ser capitão se faz de leme para te manter na direção. E se a nau vai a pique? Será tão naufrago e escombro como você tiver que ser. Sabe dizer sim e sabe dizer não com lealdade ao seu beneficio, mesmo que se doendo por dentro. Sabe dizer um não na medida de um bem maior posterior. 
 
Amigo não te faz favor, realiza por você quando algo te imobiliza ou impede. Pois favores, recebemos dos estranhos. Fala o que pensa, exprime o sente e age com virtude, mesmo que te pareça rígido ou enigmático. Amigo é um bem que te quer o bem sem conveniência, e seu interesse é de te ver melhor que quando chegou, mesmo que no momento você não entenda. Ele não te abandona apenas te deixa às vezes na sua própria companhia. 
 
Conhece o seu limite no outro, e desconsidera fronteiras pela lealdade caso seja necessário. Amigo não mente, mas cala pelo amor que tem a verdade, e pela verdade fala aquilo que, por vezes, teu ego resiste em ouvir. E ele percebe isso, é dom de amigo. Busca a melhor hora, mesmo que às vezes as palavras sejam bem diretas, mas jamais menos sinceras. 
 
Tarocchi di
 Vetro
Tarocchi di Vetro de Elizabetta Trevisan - U.S. Games
Sabe calar e ouvir e certamente sabe quando chegar e quando partir... Amizade, a sublimação do amar. Amizade, o amor sublimado. Amigo não é um dia ou uma situação. É uma vida inteira. Uma benção, um poder, um tesouro incondicional por condição! 
 
Amigo respeita até seu desrespeito momentâneo e não é suspeito por ser seu amigo. É o que te consolida quando tudo a sua volta desmorona e se preciso for vai contigo aos escombros, e te sustentando nos ombros, te eleva até um ponto de luz e frescor. Amigo não é só amar, é o exercício desprendido do amor. 
 
Chora tua lágrima de dor e ri seu riso de satisfação, se turva na sua angústia e folga na sua alegria. Pois sabe que esta vida é um trailer de um curta metragem, que tudo é transitório e o fado nos espreita a cada momento. Amigo raramente te diz: “Sou teu amigo”, ele só é amigo e em silêncio, não permeia reconhecimento individual ou notoriedade social. Aparece sempre que é convidado e surge quando não é chamado ou aguardado. 
 
E sabe o melhor do amigo? É você ser o espelho que ele tanto te reflete. Amizade não se compra, não se conquista, mas se cultiva, pois é semente que brota no solo das almas complementares. Amigo, você vai entender, é grão de areia da mesma praia. Ser amigo é apenas ser. É a perfeição em forma de pessoa, mesmo sendo tão imperfeito como você. 
 
E os amigos falsos? Digo esses não existem. Pode vir a ocorrer falsos conhecidos que no fundo nada conhecem do amor. Amigo é mais que substantivo ou adjetivo, foi uma maneira que D_us encontrou de se manifestar na forma humana como superlativo oculto. 
 
Amigo erra como você, erra com ele e com a vida, mas o amigo contém a essência do perdão. Uma vida sem amizade é como um corpo sem alma, uma alma sem luz. É viver em vão toda uma existência sem se encontrar no outro, sem se encontrar em si mesmo através do outro. Amigo ou amizade é uma utopia? Se for que alegria! Pois se trata do mais doce devaneio que pude conhecer nessa vida! 
 
My-Best-Friend

Comentários

  1. Com afeto, concordo em gênero, número e grau, incondicionalmente - como uma boa amizade, mesmo virtual, deve ser...

    ResponderExcluir
  2. Poxa eu como taromante, acredito em sincronicidades, ler este texto hoje com a lua em Aquario, aquariana que sou até me emocionei, pois é a definiçao mais perfeita para mim de amizade,<3 parabéns Ari pela tua sensibilidade.Beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Viajante,

sugestões e críticas são bem-vindas.
Concorde ou discorde, jamais ofenda.
Leia antes nossa Política de Comentários.

Não realizamos: interpretações de jogos, combinações de cartas e atendimentos.

Deixe registrado aqui o seu melhor!

Ahlan wa Sahlan!!