A Justiça

A Justiça -Arcano VIII imagem: The Oswald Wirth Tarot - US Games

Viajante, temos neste Arcano a imagem de um mulher sentada num trono, segurando uma espada em pé com a mão direita, uma balança na mão esquerda, tendo os braços abertos e sua imagem está voltada para frente. Note que no Tarô (Tarôs clássicos) a Justiça não está vendada, como habitualmente se vê quando o Poder Judiciário está simbolizado, ou na justiça dos homens.

Temos a Lâmina que traduz atributos de reavaliação, ajustamento, resolução e equilíbrio. Nos pede que sejamos racionais e imparciais em nossas resoluções e atitudes. Adverte sempre cautela nas situações onde ela surgir, principalmente em questões do plano material. Pede que sejamos amplamente responsáveis com toda questão que esteja sobre seus eflúvios, seja em se tratando de justiça pessoal, social ou divina. 

Devemos estar atentos aos limites que ela atribui, tendo em mente que em toda forma de justiça não existem direitos garantidos enquanto não houver estritas normas de conduta preestabelecidas (leis ou acordos) e aquele que “julgar”, tenha o senso pessoal de equilíbrio, racionalidade e imparcialidade em seu arbitrar.

A justiça dos homens se diz cega por ter como princípio que todos são iguais perante a ela, como a justiça social só existe quando a honra está sublimada pelos nobres princípios da ética e da moral. Enquanto que a divina se elabora principalmente pela lei de ação, causa e efeito (carma), onde a veracidade dos fatos determinarão os resultados favoráveis ou não. A Lei é dura , mas é a Lei!

Um detalhe interessante no conjunto desenhado por Pamela Colman Smith - 1ª mulher a desenhar um Tarô - para o ocultista Arthur Edward Waite (1909 - clonado por diversos autores), pode se observado: a troca da posição da Justiça, que apresenta o número XI, que classicamente pertence ao Arcano A Força e vice versa. Porém manteve os mesmos valores de significação para estes. Isto foi feito para que houvesse uma maior adequação aos princípios cabalísticos da ordem mística que E. Waite dirigiu (Golden Dawn).

Marselha imagens: Marseilles Fournier Tarot Decks
Waite imagens: Raider-Waite Tarot de: E.A.Waite e Pamela C.Smith - US Games

Esta Lâmina é um freio necessário, que vem advertir sobre o que estamos fazendo da nossa vida. Nos da um ótimo referencial de como agir mediante os tipos de escolhas que direcionamos, para não lamentar depois. Nos indica como conselho que estamos muito passionais e emotivos, então se faz mister por os pés no chão e agir com equilíbrio e sensatez, principalmente acautelamento quanto aos desejos. 

Este Arcano não nega nenhuma realização, apenas aponta para termos atenção e cautela nos fatores envolvidos. Com frieza, racionalidade e planejamento tudo poderá vir a ser efetivado a contento. 

Então caro Viajante, procure quando for arbitrar ou fazer juízo de valores em sua vida, usar dos atributos deste Arcano: reavaliação, equilíbrio, ajustamento com organização, discernimento, verdade, frieza e cautela. 

(Pois como dizia minha sábia e filosófica Avó Materna: cautela e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém!)

Comentários

  1. É isso ai,sabia avó materna, vale o ditado: nao jogar pedra nos outros telhados se tiver o seu de vidro. É preciso de fato ser imparcial, e buscar a verdade acima de tudo.beijos e bom findi amigo!

    ResponderExcluir
  2. Senhor da Vida,
    saber ser responsável e justo, se acautelando pela verdade...
    Por isso que sofrimento neste mundo é opção...
    Ótimo fim de semana;

    A.:.S

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto, muito prático é assim que gosto de ver o tarô, para nos orientar no cotidiano.

    Tenho essa carta como minha representante, às vezes sou distante e fria emocionalmente, mas muito justa.

    Gosto da ideia de ponderar e refletir.E também de parar para ver melhor o que está acontecendo.

    Bjão!

    ResponderExcluir
  4. Nanda,
    somos um Tarô vivo! O que aprecio na Justiça é sua tônica de revisão imparcial. Não nega realizações, mas adverte sobre a natureza dos nossos desejos, que devem ser observados nos prós e contras.
    Meu Arcano Maior espelho é A Estrela.
    Bom domingo e obrigado pelo comentário;

    A.:.S

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Viajante,

sugestões e críticas são bem-vindas.
Concorde ou discorde, jamais ofenda.
Leia antes nossa Política de Comentários.

Não realizamos: interpretações de jogos, combinações de cartas e atendimentos.

Deixe registrado aqui o seu melhor!

Ahlan wa Sahlan!!