Dia de Reis

Crown by Shutterstock 
Viajante, o ano de 2010 caminha em passos lentos(?), para 2011. Nas efemérides (bonita palavra, não?) do calendário nos é lembrado que 6 de janeiro é dia de Reis. Onde cristãos pela tradição desmontam suas árvores natalinas e guardam seus enfeites e a balança cruel aponta em graduações perversas os excessos das festas recentes. 

Em se falando de Reis, encontramos nos Arcanos Menores do Tarô as Cartas ou Figuras da Corte, foco da minha divagação ociosa do momento, tendo como base os conjuntos Clássicos/Tradicionais.

Conceituamos que os Reis são as forças ativas e reprodutoras. Sentados em seus tronos que aludem poder pessoal com vestimentas luxuosas, trazem na mão direita ornamentos do naipe que respectivamente representam: moeda, espada, taça e bastão.

Reis1
imagens: Marseilles Fournier Tarot Decks
Reis2

Os Reis representam condição de mando, autoridade e controle. Possuem a posição de domínio total e ativo por excelência. Preponderante e estabelecido sobre os demais. É a energia masculina de poder, realização, produtividade, virilidade, autoridade incontestável, o patriarca provedor e mantenedor.

Quando surgem numa jogada representam geralmente pessoas na vida do consulente - dependerá muito da questão analisada e do método empregado pelo taromante em sua escola de tiragem - podendo ainda reportar apenas a situações. Em alguns casos com tiragens simultâneas (um Maior + um Menor), usa-se, segundo algumas convenções, analisar a personalidade dos envolvidos. Os Reis também são vistos como pessoas mais velhas que o consulente, quando analisados como personalidades.

Os Reis do Tarô Menor não são os Reis Magos do mito natalino, porém em qualquer data podem surgir na vida do(a) consulente trazendo suas ofertas de realização, vitória, felicidade e equilíbrio.

Comentários

  1. Com certeza, sabia lembrança e relação.
    Os Reis nao sao natalinos, mas exercem como tal, aquele poder de quem percorreu todo o caminho, e agora triunfa no mais alto grau no elemento que lhe pertence.
    Feliz 2010 meu amigo, que seja de muitos conhecimentos e fatos interessantes nessa longa viagem.

    ResponderExcluir
  2. Senhor da Vida,
    obrigado pelo comentário carinhoso e oportuno!
    Que "nossa senda comum" nos faça sempre melhores!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Viajante,

sugestões e críticas são bem-vindas.
Concorde ou discorde, jamais ofenda.
Leia antes nossa Política de Comentários.


Deixe registrado aqui o seu melhor!

Ahlan wa Sahlan!!