Admirar o novo - O Mundo

 Orbe
Viajante, alcançamos o 21º Arcano do Tarô Maior: O Mundo, outro condutor da evolução, que prima pela elaboração da síntese da vida: progredir, facilitar, saciar, cumprir são alguns dos seus atributos básicos. Nos conjuntos clássicos temos uma mulher andando ou dançando, seminua a flutuar no ar, dentro de uma guirlanda, tendo quatro seres pelos cantos da imagem em disposição harmônica, onde o que voa está na parte alta – anjo e águia - e aqueles que andam, na parte de baixo – boi e leão. Estes seres tem uma estreita ligação como os animais símbolos dos quatro evangelistas: Mateus, João, Lucas e Marcos. Os quatro seres “símbolos” foram extraídos da visão da Glória de Deus tida pelo profeta Ezequiel (Ezeq. I, 10).


Tudo agora se encontra perfeitamente encaixado em seu lugar e se direciona para uma finalização natural, de qualquer assunto, uma conquista, uma vitória trabalhada, ou até do final de uma situação, mas sem traumas ou aborrecimentos ou prejuízos. É o fechamento natural de um ciclo, com ponte para uma nova vida, “a elaboração de um novo horizonte” e ir novamente atrás de novas conquistas e vitórias, pois o aprendizado está prestes também a encerrar, você está sendo promovido a outro grau novo e sua vida dará continuidade. O poder de escolha é a tônica neste ponto, há mudanças que você gerencia, projetando felicidade, pois já entende que a vida é formada de ciclos constantes.

Seus atributos adivinhatórios no plano material alude as conclusões, abertura de vida e caminhos, realização de mudanças projetadas, êxito e sucesso com satisfação. Numa análise sobre os aspectos mentais, como pensa e fala, temos as idealizações aprimoradas, sempre ponderadas pelas experiências vividas, muita criatividade, projetos criativos novo modelar de planos. Quando é projetado no pano sentimental o Arcano XXI alude a honestidade, sinceridade – assertividade – felicidade coragem afeição verdadeira e profunda. Confia mesmo no “seu taco” e “tá podendo!”, és o mundo de alguém e alguém é vosso mundo.  Os aspectos no plano espiritual se traduzem em evolução, crescimento constante, iluminação e auto-realização. Encontro da senda espiritual e o caminhar por ela! Mas evocando tudo que é possível quando se caminha pela Terra.

Ganhador do Mundo

Nei Naiff cita que o Mundo fala de umperíodo de realizações em que todos os planos atingem a meta final e são acompanhados de mudanças prósperas. Todas as possibilidades foram esgotadas só restando uma continuação feliz por outros caminhos. Os planos mental e emocional estão em perfeito equilíbrio não restando nenhuma forma negativa ou confusa; a personalidade está integrada como meio ambiente, e o plano social com o novo indivíduo.” - Tarô, Vida & Destino, pág. 125 da 1ª Edição – Ed. Elevação – Estudos Completos do Tarô - Vol. II.

Dentro do admirável mundo novo que se abre, basta ir admirar o novo Mundo e aproveitar com sabedoria as  conquistas e vitórias de um Universo novo que habita no Arcano XXI.

Comentários

  1. Caro Arierom,

    Existe alguma razão pela qual tenham escolhido justamente os seres do texto bíblico. Tive a curiosidade de ler o referido texto mas não encontrei nada que me ligasse o texto à carta, pelo menos não que eu tenha percebido. A propósito, essa carta do baralho original de Waite é muito linda, né? O traço do desenho e os tons das cores me agradam muito. Na US Games o deck custa 20 dólares, no entanto o acrécimo que sofre com impostos quando chega ao Brasil deve elevar bem o valor.
    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. Flávio,
    na verdade é a analogia dos adereços da carta que se alude as figuras querubínicas do trecho bíblico. Sim, os traços de Pamela Colman-Smith são belíssimos. Tente fazer uma cotação de preços pela Livraria Cultura.

    Senhor da Vida,
    mesmo você sendo de casa, ainda é insuspeito! Obrigado! : )

    Forte abraço Amigos!

    ResponderExcluir
  3. Saudações,Arierom.Realmente,este Arcano tem uma simbologia imensa...Gloriosa.Sem discordar de outros títulos,prefiro chama-lo de "O Universo" pela extensão maior que denota;mas,o que será o nosso Universo senão mundos dentro de mundos não é mesmo?Dimensões,distâncias,espaços...Tudo isso envolto em um único Tempo que se alonga e divide em três o nosso Presente! Aliás,como sabe,tudo,em qualquer "mundo", parece ser formado por 21/3! É maravilhoso...Parabéns pelo
    seu "espaço" virtual e pelo seu "tempo" espiritual.

    ResponderExcluir
  4. SAUDAÇÕES FRATERNAS!
    FRATER ARIEROM

    Um Post absolutamente, magnífico, nos permite acessar conhecimentos especiais sobre a carta em tela... Uma simbologia que eu preciso estudar com a devida atenção.
    Parabéns por mais um excelente post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  5. R3075S,
    obrigado! As palavras expressam as idéias do homem, os números expressam as realidades do Absoluto.

    LISON,
    estou extremamente contente por despertar este interesse em você! Minha intenção não chega na pretensão de ensinar, mas naquela que faça todo aquele que ler, refletir e buscar - concordando ou discordando - mas pensando!

    Obrigado amigos de jornada!

    ResponderExcluir
  6. Caros colegas de jornada,

    Como este blog é um espaço democrático e tem se mostrado também como espaço de valorozo aprendizado, gostaria de compartilhar com todos uma experiência real e profunda com relação ao tarô pela qual estou passando. Desde dezembro de 2009 venho me dedicando ao estudo e a compreensão dessas cartas maravilhosas. Entre visitas a este blog, leitura de autores consagrados, estudo de métodos e até mesmo a simples comtemplação das cartas, acho que tenho aprendido bastante. No entanto, hoje, pela experiência pela qual venho passando, tenha convicção de que tudo isso é pouco quando as próprias cartas se relevam a nós, e cada uma com sua energia particular, se assim posso dizer, nos leva a entender a sua profundidade e essência. Arierom uma vez me disse para ter paciência que tudo se revelaria a seu tempo, e realmente vejo que semanas e meses de estudos são apenas a pontinha do iceberg, pois quanto mais mergulhamos e nos abrimos ao entendimento das cartas do tarô, parece-me que elas mesmas se revelam, e aí aprendemos a lição diretamente com o mestre.
    Tenho pra mim que quando conseguimos enxergar as cartas em determinadas situçãoes e experiências pelas quais passamos durante nossa jornada aqui na terra, passamos a um nível de intimidade maior com o tarô, ele passa a ser menos estranho, secreto ou misterioso, e se torna parte de nós, na verdade acho que acabamos compreendendo um pouco mais o que nos é íntimo mas ainda pouco conhecido: nosso inconsciente. E a partir disso nos conheçemos melhor e aprendemos a valorizar também nosso semelhante. Começamos a nos aproximar do ser O Eremita em algumas situações, pois teremos acumulado experiências e tato com as coisas da vida. Para os colegas terem ideia, minha esperiência tem sido com A Roda da Fortuna, que nesses dias apelidei de "a implacável", pois ela "vem quevem mesmo" rsrsrs e com o Arcano XIII. Tenho confiança plena na frase: "Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus" (Romanos 8,28) e creio que depois passarei a experimentar a energia vibrante e 100% positiva do Arcano 21.
    Abraço a todos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Viajante,

sugestões e críticas são bem-vindas.
Concorde ou discorde, jamais ofenda.
Leia antes nossa Política de Comentários.

Não realizamos: interpretações de jogos, combinações de cartas e atendimentos.

Deixe registrado aqui o seu melhor!

Ahlan wa Sahlan!!