A Pedra Angular do Tarô

Pedra Angular

O que poderia ser a pedra angular do Tarô? Comecei a matutar no ócio sabático. Seria sua origem medieval européia, com suas variáveis de mitos e lendas? Suas possibilidades de pontes com outras ciências ocultas? E outras áreas a vista como psicologia, história, neurociências ou a física quântica? Seus históricos patronos Gebelin, Etteilla, Levi, Mathers, Papus? Reformadores como Waite e Crowley? Meu favorito desta tribo é Wirth!

Seria a pedra angular afirmações como Tarô é: “…nossa vida cotidiana… (Stuart Kaplan), …um sinal divino… (Frieda Harris), …uma espécie de espelho da psique… (Liz Greene), …uma viagem a nossa profundezas… (Sally Nichols), …o espelho da alma… (Jung) …um alfabeto iniciático… (Mebes), …uma tradição que devemos respeito… (Vera Martins), …como conversar com o inconsciente… (Pedro Camargo) ou Tarô é Tarô! (Nei Naiff) ?

Seria a invenção e evolução da prensa tipográfica do alemão Johann Gutemberg, a pedra angular do Tarô? De ter se escafedido da Santa Inquisição por séculos? EUREKA! EUREKA! EUREKA! A pedra angular do Tarô é a Santa Aquisição! Vivas aos trocadilhos pobres, mas eficazes! Pois qualquer pessoa, seja dona de casa, professor, jornalista,  mecânico,  psicólogo, ateu, policial, religioso, adolescente, aposentado, publicitário ou funcionário público poderá fazer! Seja por passa tempo, curiosidade, gosto ou amor a ele se achegar e também partir…

Prensa

Seja certamente esta facilidade de alcance – Santa Aquisição -  em livrarias e sebos, internet e bancas de jornais. Naquela tia, prima, vizinha esquisita (sim tem os tios e primos também!). Encontra-se algo referente em algum lugar como em  romances, filmes, música popular. Nos postes e paradas de ônibus, pois raros os que não têm um cartaz trazendo amor em sete dias e se mora perto em três! Com búzios, cartas ciganas, tarot… com magias a custos módicos para o freguês e de quebra, cursos muito sugestivos e exóticos. Confiram!

Repare Viajante, o Tarô virou uma entidade onipresente na vida do brasileiro (gostando ou não) de todas as idades e classes sociais, nas cidades e nos interiores. Está direta e indiretamente em vários lugares, horas e jeitos. Em blogs, sites, (repare nos anúncios AdNon$ense), livros e enciclopédias específicas! Casas esotéricas, de artigos religiosos e espaços holísticos. Compra-se pelo correio (via internet ou cupom de revista). Você se depara com ele em classificados de jornais e na novela das oito e das seis… 
Cartão de CréditoE viva a Santa Aquisição! Bom domingo Viajante!

Comentários