Profissional de Tarô

Cartomante

Viajante, o que é um profissional? Meu bom Aurélio On-line, traz algumas definições: 1.Respeitante ou pertencente a profissão, ou a certa profissão, 2.Que exerce uma atividade por profissão ou ofício, 3.Diz-se do que é necessário ao exercício de uma profissão, ou próprio dela, 4.Bras. Pessoa que exerce uma atividade por ofício. E um Profissional de Tarô ou Tarólogo Profissional,  o que vem a ser aos “olhos legais”?

Atualmente a profissão Tarólogo é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em  seu CBOClassificação Brasileira de Ocupações: 5168: Esotéricos e paranormais - Títulos 5168-05 – Esotérico: Analista kirlian, Cartomante, Cristalomante, Frenólogo, Leitor de oráculos, Quiromante, Quirólogo, Radioestesista, Rumenal, Tarólogo, Vidente. Mas os cursos de tarot não são reconhecidos pelo Ministério de Educação e Cultura #ATENÇÃO!

Condições gerais de exercício:  Atuam em diversas áreas, tais como serviços pessoais e atividades empresariais e associativas. Trabalham por conta própria, na maioria das vezes com autonomia, organizando-se de forma individual ou em equipe, em casos de feiras, palestras, cursos e entrevistas. Trabalham em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos e seus horários de trabalho são irregulares. As atividades podem ser realizadas junto ao consulente ou à distância.

Formação e experiência: Para o exercício da ocupação de esotérico requer-se ensino médio completo e cursos de especialização de até duzentas horas-aula. A prática superior a cinco anos conduz ao exercício pleno das atividades. Na ocupação de paranormais, requer-se o dom da percepção extra-sensorial que é desenvolvido ao longo dos anos. Ler símbolos por meio de lâminas (tarô, cartomancia e baralho cigano).

Competências Pessoais: 1 Demonstrar capacidade de transmitir conhecimento - 2 Manter equilíbrio - 3 Cultivar ética - 4 Demonstrar capacidade de análise e síntese - 5 Demonstrar coerência - 6 Demonstrar habilidade na interação com o público - 7 Desenvolver cultura geral - 8 Demonstrar empatia - 9 Demonstrar senso crítico - 10 Comunicar-se fluentemente (ser comunicativo) - 11 Manter-se discreto - 12 Manter-se imparcial - 13 Respeitar o livre arbítrio do cliente - 14 Demonstrar paciência.

Há então todo um aparato e apoio para exercermos a função dentro dos rigores da lei. Ainda é de recente memória que a ocupação era punida pela repressão  governamental, via seu Art. 27 do Decreto-lei nº 3.688, de 3 de outubro de 1941:  Explorar a credulidade pública mediante sortilégios, predição do futuro, explicação de sonho, ou práticas congêneres. Será que ter um esotérico de plantão no planalto é coisa pós abertura?

Está Lei foi vigor e por vezes rigor, até a Lei nº 9.521, de 27 de Novembro de 1997: Art.1º: Fica revogado o art. 27 do Decreto-lei nº 3.688, de 3 de outubro de 1941 - Lei das Contravenções Penais. Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.
Brasília, 27 de novembro de 1997; 176º da Independência e 109º da República. FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
José de Jesus Filho
 

Para um Taromante Diletante, penso que esta pílula dominical está de bom tamanho. Só devemos evitar os exageros, pensando folgar na lei para outras cositas. Deixo a recomendação de lerem ou relerem: Tarô ou  Tarot, ou… Boa semana Viajantes!

Update: 20/03/2011 - Um pequeno mas precioso adendo para o artigo:


Comentários

  1. Bastante complexa a formação de tarólogo, 200 h/aula não é fácil!

    Bem, aqui no Recife é meio complicado se encontrar tarólogos que tenham uma escola que ministre cursos na área. Há alguns que ministram palestras, cursos aqui e ali, mas nada que seja contínuo, como algumas escolas que conhecemos.

    Sugiro que Arierom inicie cursos à distância : ) Se é que não já iniciou quando inaugurou o blog.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Flávio,

    obrigado pelo comentário! As informações são o ponto de vista para as normas do CBO, aplicáveis a "Esotéricos". São uma base mínima na minha opinião em alguns casos. Penso ser necessário mais horas de cursos, estudos e atendimentos em geral quanto ao Tarô.

    No momento não estou com alunos e atendimentos a distância, mas recomendo você dar uma navegada na aba "Tarólogos", há excelentes profissionais que possuem turmas regulares via web. Já fui aluno de alguns, porém todos são excelentes.

    O "Contato" está em ordem agora(obrigado pelo aviso), e assuntos extra tópico e/ou escopo do blog, responderei por lá na medida do possível.

    Abraços do Arierom.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Viajante,

sugestões e críticas são bem-vindas.
Concorde ou discorde, jamais ofenda.
Leia antes nossa Política de Comentários.

Não realizamos: interpretações de jogos, combinações de cartas e atendimentos.

Deixe registrado aqui o seu melhor!

Ahlan wa Sahlan!!