Pajens: os mensageiros

 Postman and electronic dog

Viajante, na estrutura dos Arcanos Menores as Figuras da Corte são lidas como pessoas ou situações - mas nunca os dois ao mesmo tempo durante uma leitura – e fazem referência à idade quando encarados primeiramente como pessoas. Os Pajens ou Valetes seriam pessoas mais jovens que o consulente em questão, possuindo uma determinada personalidade, dependendo no Naipe representado. 

O Pajem de Ouros alguém amigável, confiável, falante e atencioso. O Pajem de Espadas alguém vaidoso, insensível, evasivo e oportunista, (adianto que Espadas é um Naipe delicado e dificultoso geralmente!). O Pajem de Copas alguém leal, prestativo, educado e meigo e o Pajem de Paus alguém inteligente, dedicado, honesto e inquieto foguinho no pito.

Para identificar o sexo de uma pessoa e grau de relação, se familiar ou social, sigo uma didática simples. Para identificar se é do sexo feminino: saindo na tiragem uma combinação Pajem com A Imperatriz (por exemplo), é uma mulher mais jovem que o(a) consulente e da sua família. Quando tenho uma combinação Pajem com A Justiça: mulher mais jovem, mas dentro das relações sociais: vizinha, amiga, colega de trabalho... e assim vai.

Para o sexo masculino, a combinação Pajem com O Imperador: homem mais jovem que o(a) consulente com laços de parentesco e saindo com O Papa um Pajem, homem mais jovem da esfera social. Com os demais Arcanos Maiores mais Pajem, faço a leitura de situação, ou seja, a combinação do seu atributo dando uma nuance na forma do Maior. Só para constar, trabalho com tiragens simultâneas - Tarô Completo ou Escola Européia - para cada casa de um método em meus atendimentos. 

Pajens

Quanto a outros aspectos como aparência, profissão e status social, não arrisco seguir os ensinamentos da cartomancia antiga, que traçava paralelos com os Naipes. Noutro momento até posso comentar o porque.

E como fica então, segundo a cartilha que segue o Herege, se forem pessoas? Simples… retiro mais um Arcano Menor para me apontar o que aquela pessoa – homem ou mulher, mais jovem  que o(a) consulente, (com a personalidade acima descrita) está “fazendo” no momento no jogo, se ajudando, complicando ou apenas apreciando a paisagem…

Dentro de situações aprecio afirmar quando surge um Pajem, que haverá novidades seja por cartas, e-mails, telegramas, jornais e mesmo verbais, dentro da questão ou momento do consulente e, dependendo do Naipe, que tipo de notícia pode aguardar para o período. Explico melhor

Os Pajens são emissários, mensageiros de alguma notícia dentro de um jogo. Tradicionalmente o Pajem de Ouros indica notícias boas referentes à vida financeira, amorosa, no trabalho e igualmente boa no plano espiritual.

Nosso “amiguinho” o Pajem de Espadas é meio danado, pois costuma trazer notícias não tão agradáveis em qualquer plano analisado, onde perdas, fofocas, traição,  prejuízos, doenças e até óbitos ele costuma reportar, dependendo do Maior que o acompanha dentro de determinados métodos de tiragens. #meda!

Postman Smurf - Heart

O Pajem de Copas aponta que convites para festas e diversão em geral, estão a caminho (baladas, bocas-livres…) e também de acordo com o desenvolver de uma  leitura apontará novidades boas para o plano sentimental: paqueras, um flerte bem sucedido, pedidos de namoro, noivado e até casamento.

O Pajem de Paus já se traduz em importantes e benéficas notícias, contemplando todos os planos da vida dentro de um futuro breve! Viajante, a melhor notícia que podemos ter ao nos defrontar com problemas que por ventura um jogo apontar é que sempre haverá uma solução:
 
Problema sem solução não é problema. Consulte um  profissional capacitado! #jabá!

Imagens: Charge do Carteiro by geomateo / Pajens by Angel “Marseilles” Tarot Deck / Postman Smurf-Heart by bluebuddies 
Fonte de Estudo e Pesquisa: Estudos Completos do Tarô Volume II "Tarô VIda & Destino" de Nei Naiff - Editora Elevação 2001

Comentários

  1. Oi Arierom.

    Sempre achei essas figuras da corte meio complicadinhas.rsrs. Quanto mais agora relacionando elas a pessoas. Bom, você me passou um material excelente sobre a tiragem européia, mas você falou que tira mais um Arcano Menor para apontar como a pessoa está interferindo na situação do consulente. Você simplesmente retira do deck dos menores e pronto?

    ResponderExcluir
  2. Saudações!
    Amigo Arierom:
    CHAM.cham.Cham...Então a grande cartada, é não tirar o Pagen de Espada, senão a coisas pode complicar. Mas, não seria o caso de demolir para construir, fazer o novo. Bem, acho que fiz confusão, vou refletir mais. Gostei muito da leitura do seu artigo!
    Parabéns por mais um excelente Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  3. Flávio,
    sim!, retiro uma carta do "monte" dos Menores, quando se trata de pessoa. Saindo outra Figura da Corte, leio os atributos da carta.
    Tem um curso online em andamento do meu amigo @RiccaPereira que pode ter vaga clique aqui: Substractum Tarot, voltado a iniciantes, e o melhor: gratuito! Confira!!

    Lison,
    obrigado!, se fosse possível, eu retiraria todos Arcanos Menores de Espadas e Copas! (risos) mas não é o caso...
    Pois como situação ou pessoa, ele dá aquelas dicas essenciais para não cair em vendetas e perfídias e tais...

    Forte abraço aos Amigos!

    ResponderExcluir
  4. Olá Arierom! Eu também fiquei muito feliz com o presente da COPAG!
    Este é um baralho que realmente precisa de estudos, não somente em relação à sua prática, como também em relação à sua iconografia. Eu tenho preparado alguns textos, mas preciso primeiro formar para poder me dedicar melhor à escrita deles. Para sorte nossa, esse mês eu formo! Se tudo der certo... risos.
    Eu acredito que este baralho é incomparável. Gosto dos demais, tenho alguns, e adquiro sempre que posso outros semelhantes. Mas nenhum se compara.
    Aproveitando: gosto muito dos seus textos. Esse texto sobre os pajens me agradou muito. Eu fiquei pensando sobre a questão da sexualidade, já que os Pajens corresponderiam às Princesas dos Tarots pós Golden Dawn. Para o Papus, seriam crianças; mas como eu jogo o baralho comum também, na tradição ibérica (São Cipriano) eles correspondem ao "pensamento" dos homens representados pelos Reis.
    Gostaria que você desenvolvesse o assunto, quando puder.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Ah esses pagens que habitam em nos, jejeje, adorei o texto, sua forma de ver quando e figuras ou atributos tambem interessante,e de fato tem coisas que sao bem peculiar ao tarologo.No blog quando tiro um arcano da corte, como carta do dia, batata: contato com pessoas que tenham os atributos, excessao ao principe de ouros, esse geralmente alerta que grana para o dia e curta, economizar.
    Agora em jogos, tb adoto quando faz um par de figuras, que ele representa alguem e quando ele vem com outros arcanos, atributos, tipo, roda com pagem.Abs!

    ResponderExcluir
  6. Emanuel,
    estou indo passo a passo dentro dos grupos das Figuras da Corte, para aos poucos adentrar em outros detalhes de cada Naipe.

    Senhor da Vida,
    muito se tem para falar sobre as Figuras, pois elas são pontes entre os Maiores e os Numerados do seu Naipe a meu ver.

    Obrigado Amigos pelo carinho e comentários oportunos e inspiradores!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Viajante,

sugestões e críticas são bem-vindas.
Concorde ou discorde, jamais ofenda.
Leia antes nossa Política de Comentários.

Não realizamos: interpretações de jogos, combinações de cartas e atendimentos.

Deixe registrado aqui o seu melhor!

Ahlan wa Sahlan!!