Naipe de Paus: afinando o instrumento

Ás e 10 de Paus - New Vision
Viajantes, para encerrar a série sobre os Naipes dos Arcanos Menores, falarei um pouco do Naipe de Paus, que tem seu atributo chave no verbo Ficar. Possui analogia com o elemento fogo e se reporta ao plano espiritual do homem vivo; seu transcender pela jornada da vida. Costumo pensar este Naipe como a síntese da nossa maturação e elevação pessoal. O que nossas escolhas passadas trouxeram de aprendizado, tanto nos tropeços como nos sucessos. Aprendemos de tudo, basta então usar – eis a chave!

Nele encontramos a troca sincera da nossa alma com o mundo exterior, sem dissonância com os outros planos da vida. Ele é o equilíbrio e a harmonia entre o “eu” e o “outro”, que permite chegar ao “nós”. Também aponta se o que queremos, dentro do que podemos, e o se devemos estão acompanhados do discernir das coisas vividas e assimiladas.

O seu conjunto, Corte e Numerados,  se traduz em ações honradas, mesmo naquelas lâminas  que possuem atributos de luta, esforço e sacrifício. Temos resoluções confiantes que se traduzirão em sucesso em nosso direito humano e divino, pois somos conhecedores e praticantes dos nossos deveres. Sobre a égide de um caminho justo que aprendemos escolher,  mesmo  que árduo, se traduzirá em conquistas e assim se abrirão novos horizontes.

A meu ver, o Naipe de Paus, aparece quando temos as informações, o conhecimento e a inteligência para aplicar com sabedoria de dentro para fora, como de fora para dentro: Viver é afinar o instrumento, de dentro pra fora, de fora pra dentro. A toda hora, a todo momento, de dentro pra fora, de fora pra dentro. (Serra do Luar de Walter Franco).

Quando num atendimento este Naipe sair em questões do plano material, significa que existem verdades e muita ação para realizar, onde a gradação dos Numerados ou Corte qualificará a finalização das metas. Mas teríamos uma certeza de granjear o objetivo. Em questões do plano mental, aponta que de início possuímos boa compreensão dos limites pessoais, onde a Numeração ou a Corte apontará o grau desses limites.

Em questões do plano sentimental, demonstra emoção equilibrada, onde Numeração ou Corte reportará o tipo da emoção. E nas questões do plano espiritual, o Naipe de Paus é tudo de bom e um pouco mais.

O Naipe de Paus se reportará ao plano espiritual do homem vivente, e não do plano espiritual divino, onde transitam anjos, mestres, santos, mentores e tais, que seria por assim dizer um quinto plano, matéria que não está no escopo e na estrutura do Tarô.
Afinado
Lembrando sempre que a forma é dada pelo Arcano Maior, e o Arcano Menor dará como esta forma se manifesta. Por mais que o Viajante/Buscador se esforce no autodidatismo, com literaturas de estudo e pesquisas de bons livros e autores, lembrar-se de agregar em sua jornada alguns cursos e trocas de ideias com demais estudantes e praticantes, pois ajuda e muito. Viver é afinar o instrumento. E o Tarô é um excelente diapasão! 

Imagem do Ás e 10 de Paus: Tarot of the New Vision de Gianluca Cestaro & Pietro Alligo – Lo Scarabeo

Comentários

  1. Amigo João tenha um ótimo fim de semana e faça uma boa escolha nas eleições de Domingo.
    abraços
    Roberto

    ResponderExcluir
  2. @robertoflima,

    certamente! Escolher e cobrar de todos nossos representante eleitos, indiferente se forem os que escolhemos ou não!

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Grande João, dei uma passadinha, mas como não tenho a minima idéia de Tarô, ainda pra mim tudo é "chines", mas, quem sabe não venha me interessar ...

    ResponderExcluir
  4. @joselitojotabe,

    obrigado. Volte sempre que tiver curiosidade em "ver" um pouco de "Mandarim", afinal uma das pretensões do blog é de divulgar o Tarô, como ferramenta oracular e de autoconhecimento para todos!

    Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Viajante,

sugestões e críticas são bem-vindas.
Concorde ou discorde, jamais ofenda.
Leia antes nossa Política de Comentários.

Não realizamos: interpretações de jogos, combinações de cartas e atendimentos.

Deixe registrado aqui o seu melhor!

Ahlan wa Sahlan!!