Um pouco mais sobre Arcanos Menores

Taromante

Viajante, entender os Arcanos Menores, para muitos que se iniciam no estudo do Tarô, parece uma missão extenuante e complexa. Até poucos anos atrás, havia pouca literatura disponível, o que dava ao autodidata uma sensação de que os Arcanos Menores eram uma profunda tese ocultista, parecendo (ou padecendo?) obrigar o buscador a seguir por outros saberes para entender as 56 lâminas. E ainda mais: como fazer uma leitura completa, Maior + Menor? Há receita de bolo para tal? Nem tanto… mas há algumas dicas básicas!

A estrutura dos Arcanos Menores é diferente da estrutura dos Arcanos Maiores, pois cada Arcano Menor é uma manifestação única dentro do seu Naipe/Elemento tendo uma significação correlata única, não havendo como nos Arcanos Maiores, quatro manifestações distintas (material, mental, sentimental, espiritual). O Arcano Menor é uma linha reta crescente com começo, meio e fim.

Mesmo existindo mais lâminas em seu conjunto, os Arcanos Menores são mais dinâmicos, rápidos e simples de serem assimiladas que os atributos dos Arcanos Maiores. Didaticamente, encontramos apenas três conceitos interligados simbolicamente que estruturam os Arcanos Menores, que podem ser vistos nesta equação:
[4 x (4 + 10) = 56]

Sendo 4 os Naipes, contendo 4 Figuras da Corte + os 10 Numerados (de Ás a 10), perfazendo = 56 lâminas. Os Arcanos Maiores possuem símbolos específicos e complexos em ornamento, adereços e etc., se manifestando de forma diferente dentro do plano analisado da pergunta ou da questão apresentada.

Figuras da Corte & Naipesimagem: Old English Tarot de Maggie Kneen Ed. US Games


Numa leitura o Arcano Menor dimensiona, comensura, intensifica qualidades ou defeitos dos Arcanos Maiores, podendo divergir entre si em seus atributos, tornando-se utópicos, passivos ou neutros. Já o Arcano Maior, pode sobrepor o atributo do Arcano Menor, mas um Arcano Menor jamais sobreporá o do Arcano Maior!

Um Pendurado, no plano material, terá sempre a tônica de impossibilidade, obstáculo, dívida, inércia… mesmo com um Ás de Ouros dando suporte, alias, os Ases intensificam os atributos, positivos ou não do Arcano Maior, no exemplo do Pendurado, sem maiores comentários: tá lascado! como se diz no Ceará.

O Arcano Menor não é futuro do Arcano Maior, nem sua solução ou evolução! Muito menos a projeção do mesmo, #fikadica. Não os veja em separado ou como passiveis de mutações dentro de uma questão analisada. Podemos entender que o Arcano Maior se projeta no Arcano Menor, porém o Arcano Menor não será uma projeção do Arcano Maior na leitura! O Arcano Maior é a ideia e o Arcano Menor a forma desta ideia.

Podemos jogar apenas com os Arcanos Maiores, mas não convém jogar só com os Arcanos Menores. Mesmo influenciados por uma romântica e utópica comparação com cartomancia de baralho comum, que possui outros atributos e dinâmica, com diversas escolas, em variegados conjuntos.

Ressalto que no Tarô temos sempre quatro Figuras de Corte e dez Numerados, distribuídos em quatro Naipes (14 x 4 = 56); e nos Baralhos Comuns, dependendo da origem, teremos conjuntos de 40 ou 48 cartas (Espanhol) e 52 Cartas (Frances/Inglês; também dito Internacional). Como tudo na vida, podemos provar e testar, não invalido quem faz ou tentar fazer leituras só com os Arcanos Menores. Para não perder o costume: faz quem pode, segue quem quer...

4 Ases

Comentários

  1. Olá, Arierom!
    Apesar da literatura clássica diferenciar apenas os dois grandes grupos - Arcanos Maiores e Menores - eu tenho percebido que, na realidade, são três agrupamentos, bem distintos: Maiores, Corte e Numeradas. Na Gramática, seria, por comparação, sujeito (Corte), verbo (Maiores) e objeto (Numeradas). O que acha disso?
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. @Tarotetc - Emanuel,

    eu gosto de encarar as Figuras como ponte entre os Maiores e os Numerados, mais ou menos como o Louco faz nos Maiores.

    Já passei algum tempo matutando que, as Figuras tivessem origem fora do Baralho/Tarô. Nada de concreto em algumas "pesquisas históricas" encontrei que desse suporte para isto.

    Muito interessante sua analogia via gramática. Você já escreveu algo sobre isto? Gostaria de ler! ;)

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não achei um blog/site que apresentasse a correspondência numerológica para os arcanos menores.

    ResponderExcluir
  4. Wanderson,
    confira este link: NUMEROLOGIA E O TRIÂNGULO DIVINO, é de um livro, porém poderá ser útil.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Viajante,

sugestões e críticas são bem-vindas.
Concorde ou discorde, jamais ofenda.
Leia antes nossa Política de Comentários.

Não realizamos: interpretações de jogos, combinações de cartas e atendimentos.

Deixe registrado aqui o seu melhor!

Ahlan wa Sahlan!!