25 de Maio - Dia Mundial do Tarô

Dia Mundial do Tarô

Viajante, a primeira vez que fiquei sabendo sobre o Dia do Tarô, ou  Dia do Tarólogo, como se disse à época, foi no ano de 2007, na comunidade do Orkut: Tarô, Estudo e Pesquisa de Vera Chrystina @VeraTarot. Desde então, a curiosidade em saber mais sobre a emblemática data acompanhou-me até este ano. Encontrei um excelente artigo no site: Beth Owl’s Daughter, e quero antecipar minha gratidão à Beth @owlsdaughter que, em contato via e-mail, autorizou-me gentilmente a realizar uma livre tradução de seu artigo: Happy World Tarot Day! (2010), para que você pudesse ter acesso em português, aqui no BT!



Feliz Dia do Tarô!
por BETH (www.owlsdaughter.com) 25 de maio, 2010
wtd-poster1
"A luz que você procura pode ser encontrada dentro de sua própria lanterna" DenElder – Idealizadora do Dia Mundial do Tarô, 2003

Em 2003, a poderosa, engraçada e profundamente sábia DenElder, que também é a fundadora da Church of the Tarot, declarou o dia 25 de maio como sendo o Dia Mundial do Tarô. A conectividade virtual entre as pessoas do Tarô eram substancialmente menores até então, mas a visão dela resplandeceu intensa como a lanterna do Eremita. Como toda ideia brilhante, se espalhou mais e mais. Eu a descobri em 2004 (eu achava que era 2005, mas Den lembra que foi 2004. Ah, as alegrias da idade!) De qualquer forma, quando quer que tenha sido, embarquei imediatamente no projeto.

Fiz isso graças ao grande alinhamento harmônico entre as minhas crenças sobre o Tarô e as dela: Tarô deveria combinar com espiritualidade, independentemente do credo, "de maneira que a pessoa comum possa apreciá-lo sem complexos estudos de aprofundamento". O Tarô é espiritual, pleno e simples.

Não me entenda mal. Creio que a parte do estudo complexo é muito divertida e leva a conhecimentos mais e mais aprofundados. Mas meu trabalho ao longo dos anos me convenceu que o Tarô é uma enorme e eficaz ferramenta de sabedoria que pode ser usada quase que imediatamente por qualquer um, com apenas alguma pequena orientação.

Mas é uma ferramenta que deve ser usada com respeito, pois não é um brinquedo, nem uma forma barata de entretenimento e adivinhação. Não é nada mais que um mecanismo de comunicação para o divino em seu interior e ao seu redor.

DenElder tende a fazer malabarismo com mais projetos e compromissos do que ela provavelmente deveria, então, este ano, ela tomou a decisão de passar a tocha do Dia Mundial do Tarô para Marcus Katz, do Tarot Professionals.

Como diz ela, a intenção do Dia Mundial do Tarô é "prover aos leitores, estudantes professores e entusiastas do Tarô, mundo a fora, uma celebração do espírito do Tarô, e tirar um dia para promover o uso do Tarô pelo benefício e crescimento do ser espiritual!"

Bençãos e grande gratidão a DenElder, e agora Marcus, por agregarem verdade a isso, pois agora, em 2010, o Dia Mundial do Tarô é realmente o evento global que vislumbrávamos por todos esses anos!

As pessoas do Tarô são um bando diverso. Como Wald Amberstone notou recentemente, somos como físicos, com várias especialidades e áreas de concentração. Existem aqueles entre nós que se deleitam especialmente com as bolsas de estudos e pesquisas do Tarô. Que viveriam felizes num retiro de Tarô, apenas estudando e talvez escrevendo sobre sua massiva e complexa história e simbolismo, talvez nunca na vida fazendo uma leitura a alguém.

Existem outros que são profundamente psíquicos e que usam as cartas quase como uma fachada para suas habilidades clarividentes. Existem leitores sensitivos que estão conectados com o futuro através das cartas. Existem os técnicos do Tarô, conselheiros, psicólogos, místicos, artistas, escritores, xamãs, curadores, padres e sacerdotisas, e mais. Existem híbridos como eu que combinam esses de várias maneiras.

É uma profissão que vem sendo amplamente ridicularizada e difamada. Não ajuda o fato de que as cartas são relativamente fáceis de se comprar e de se trabalhar, o que significa que os inescrupulosos podem começar a extorquir do público por quase nenhum investimento inicial.

Além do mais, penso que qualquer pessoa legítima do Tarô, do entusiasta ao colecionador, ao leitor profissional, pode concordar que nós apoiamos uma visão extrema do Dia Mundial do Tarô - que é "Restaurar a dignidade espiritual do Tarô". [frase e visão contribuições de Marcus e Tali nos comentários, por Naomi Ozaniec]

Enquanto isso, o Tarô continua a evoluir e a se renovar. Novos conjuntos, novas interpretações, novas formas de enquadramento do seu significado e propósito estão aparecendo todo o tempo. Todo dia, mais pessoas estão descobrindo que ele é um dos mais acessíveis e poderosos instrumentos para o autoconhecimento, bem como para a navegação e conquistas nesse paradigma mutante.

Finalizando, o Tarô é a mais fidedigna maneira de se descobrir, compreender e viver pela luz que existe interiormente. Que a luz da sua própria lanterna brilhe especialmente forte neste dia.
Viajante, saiba quem apoia o Word Tarot Day no Brasil clicando: Divinare.
Feliz Dia Mundial do Tarô!

Comentários

  1. Feliz Tarot Day! Te convido a uma visita:

    http://divinnare.blogspot.com/2011/04/dia-mundial-do-tarot-25-de-maio-como.html

    Abraços tarológicos!

    Luciana Onofre

    ResponderExcluir
  2. Com direito a promoção lá no Conversas: http://conversascartomanticas.blogspot.com/2011/05/promocao-relampago-conversas.html

    ResponderExcluir
  3. @dichiaroluna, @LucianaOnofre, @Tarotetc,

    obrigado pelas felicitações, convites e comentários. Que todo dia seja um Dia Mundial de Tarô em nossas vidas!

    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
  4. @SenhordaVida,

    obrigado My Lord! Em breve, novidades!

    ResponderExcluir
  5. Também acho o tarô simples e complexo ao mesmo tempo. A profissão ainda irá ser, por muito tempo, olhada "de banda" rsrsr ficou muito atrelada a enganação, mas com o tempo e iniciativas como essa, um blog como o seu e o dia mundial do tarô, irão limpando o nome desse amigo tão sábio.

    Eu devo muito de minha alegria e autoconhecimento ao tarô!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Nanda,

    obrigado! Problemas crônicos demoram um pouco mais para serem "curados", mas é a nossa lida na divulgação que poderá por o Tarô no rol que ele merece, com respeito e sem mistificações.

    Boa Semana!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Viajante,

sugestões e críticas são bem-vindas.
Concorde ou discorde, jamais ofenda.
Leia antes nossa Política de Comentários.


Deixe registrado aqui o seu melhor!

Ahlan wa Sahlan!!